A Plataforma 72horas é uma iniciativa de especialistas para dar transparência ao processo eleitoral, proporcionando um cruzamento de dados da Justiça Eleitoral sobre as candidaturas e partidos políticos a cada eleição. Pela Plataforma 72horas é possível verificar como os recursos dos Fundo Eleitoral e Fundo Partidário são distribuídos entre os candidatos e candidatas. Com isso, fica evidente como aspectos como sexo e raça ainda são determinantes para a distribuição desigual de recursos financeiros nas campanhas.
SOBRE PLATAFORMA 72 HORAS
Pela legislação eleitoral, os partidos políticos precisam informar ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral – todos os recursos financeiros recebidos em até 72 horas. Essas informações devem ser públicas e transparentes no site do TSE.
Com essas informações acessíveis, cabe à sociedade utiliza-las para questionar as decisões dos partidos políticos no uso dos recursos financeiros. A Plataforma 72horas surge exatamente para realizar o cruzamento de dados no site do TSE para que surjam tais questionamentos.
Pela Plataforma 72horas é possível fazer o cruzamento dos dados fornecidos no TSE por gênero, raça, estado, cargo concorrido etc. Com isso, fica evidente as desigualdades entre as candidaturas.
A Plataforma 72horas fornece informações para pautar veículos de comunicação e as redes sociais para debater como se dá o processo eleitoral. Tudo isso fortalece a democracia brasileira, pois proporciona o amadurecimento do eleitorado.
No 72 horas Drica Guzzi é co-idealizadora, com Fefa Costa, e realizadora.