Pesquisar
Close this search box.

Adicione o texto do seu título aqui

O Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como Fundo Eleitoral, será de R$ 4,96 bilhões nas eleições de 2024. Esse valor é consideravelmente maior que das eleições de 2020, de pouco mais de R$ 2 bilhões. Nunca houve tanto dinheiro público disponível para partidos políticos e candidatos municipais para suas campanhas eleitorais.

O 72horas já aponta desde as eleições de 2020 e 2022 as desigualdade na distribuição do Fundo Eleitoral, sempre privilegiando candidaturas de homens brancos em detrimento das mulheres, negros e indígenas. O valor recorde do FEFC pode tornar essas disparidades ainda mais absurdas ou trazer alguma ação afirmativa por parte dos partidos para tornar as prefeituras e câmaras municipais mais plurais.

O acompanhamento e controle social de recursos públicos são cruciais para o bom funcionamento da democracia, especialmente no financiamento de campanhas eleitorais em países como Brasil, onde persistem imensas desigualdades e barreiras políticas para a participação competitiva e justa de candidaturas de grupos vulneráveis e marginalizados.

Para 2024 o 72 horas pretende a inclusão de novos filtros, atualização e manutenção do banco de dados. Também pretende desenvolver um assistente de Inteligência Artificial para todas candidaturas que desejam aprimorar e otimizar as estratégias de financiamento de campanha oferecendo análises e insights personalizados em tempo real sobre o financiamento partidário e outros. Com a utilização dos dados e aprendizados acumulados nos últimos anos, esta ferramenta visa melhorar o uso dos recursos financeiros e ampliar as possibilidades de impacto sobre o uso destes recursos facilitando a interpretação dos dados pelas candidaturas, jornalistas, partidos políticos, pesquisadores e autoridades.

plugins premium WordPress